NASA divulga sons inéditos de Marte capturados pela sonda Perseverance
Com a utilização de microfones especiais, a sonda Perseverance, da NASA, conseguiu captar sons impressionantes em sua missão sobre Marte. Os barulhos incluem cinco horas de rajadas de vento marciano, além de ruídos emitidos pelo próprio veículo rover. As gravações ajudarão os cientistas a experimentar o Planeta Vermelho de um modo diferente.
Sons de Marte
“É como se você realmente estivesse lá”, disse Baptiste Chide, cientista planetário do L'Institut de Recherche en Astrophysique et Planétologie, na França. “Os sons marcianos têm fortes vibrações de graves, então, quando você coloca os fones de ouvido, pode senti-las de verdade. Acho que os microfones serão um recurso importante para a ciência futura de Marte e do sistema solar”, completou.
A Perseverance é a primeira sonda a gravar o som do Planeta Vermelho usando microfones dedicados. Um foi instalado na lateral do chassi do veículo espacial, enquanto o segundo fica no mastro do rover, Algumas das gravações estão ajudando os cientistas a entender melhor as mudanças na atmosfera do planeta, afinal, o som viaja por meio de vibrações no ar.
Os microfones também permitem estudar como o som se propaga em Marte. Como a atmosfera do planeta é muito menos densa que a da Terra, os cientistas sabiam que sons de alta frequência em particular seriam difíceis de ouvir. Na verdade, alguns pesquisadores ficaram surpresos quando o microfone captou os rotores do helicóptero Ingenuity durante seu quarto voo, a uma distância de 80 metros.