Inicio

NASA encerra missão do helicóptero Ingenuity em Marte após 3 anos

Dispositivo se aposentou depois de superar as expectativas e fazer mais voos do que o planejado no Planeta Vermelho
Por History Channel Brasil em 28 de Janeiro de 2024 às 13:00 HS
NASA encerra missão do helicóptero Ingenuity em Marte após 3 anos-0

A NASA anunciou que o helicóptero Ingenuity encerrou sua missão em Marte após três anos de atividades. Segundo a agência espacial, o equipamento não pode mais voar devido a uma avaria em um de seus rotores. O dispositivo se aposentou depois de superar as expectativas e fazer dezenas de voos a mais do que o planejado.

O Ingenuity foi originalmente projetado para realizar até cinco voos de teste experimentais durante 30 dias. Ao invés disso, a primeira aeronave terrestre a operar em outro mundo fez 72 voos e viajou 14 vezes mais longe do que o planejado. Bill Nelson, diretor da NASA, classificou a missão como "histórica".

Helicóptero Ingenuity
Imagem: NASA/JPL-Caltech

“Esse helicóptero extraordinário voou mais alto e mais longe do que jamais imaginamos e ajudou a NASA a fazer o que fazemos de melhor – tornar o impossível possível. Através de missões como a Ingenuity, a NASA está preparando o caminho para voos futuros no nosso Sistema Solar e para uma exploração humana mais inteligente e segura até Marte e além”, disse Nelson.

O helicóptero Ingenuity chegou ao Planeta Vermelho em 18 de fevereiro de 2021 a bordo da sonda Perseverance. O equipamento fez seu primeiro voo no dia 19 de abril daquele ano, provando que um voo motorizado e controlado em Marte era possível. Movida a energia solar e pesando pouco menos de dois quilos, a pequena aeronave voava com a ajuda de duas hélices de 1,2 metro. 

Fontes
NASA
Imagens
NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS/Divulgação