Inicio

A NASA está treinando um cão-robô para explorar mundos extraterrestres

Spirit foi projetado com o objetivo de percorrer ambientes extremos e hostis
Por History Channel Brasil em 18 de Abril de 2024 às 13:05 HS
A NASA está treinando um cão-robô para explorar mundos extraterrestres-0

A NASA, em conjunto com diversas universidades dos Estados Unidos, está desenvolvendo um cão robótico para ser usado em futuras missões espaciais. Chamado de Spirit, o dispositivo foi projetado para enfrentar os desafios dos terrenos extraterrestres. A ideia é que robô consiga percorrer crateras da Lua e superfícies planetárias de outros mundos.

Projeto LASSIE

O Spirit foi criado dentro do Projeto LASSIE (sigla em inglês para "Ciência Autônoma de Superfície com Pernas em Ambientes Analógicos"), uma iniciativa que visa treinar robôs para se adaptarem a ambientes extremos da Terra e de outros planetas. O primeiro treino do cão robótico aconteceu recentemente no Monte Hood, no Oregon, local conhecido por suas condições hostis.

Durante o treinamento, o Spirit percorreu uma variedade de terrenos difíceis, usando suas pernas finas de metal para caminhar em terra movediça, neve derretida e rochas. Às vezes, ele fazia seu percurso com sucesso, enquanto em outros momentos ele oscilava e caía. O tempo de prática gerou dados que serão usados para treinar futuros robôs projetados para explorar superfícies interplanetárias, incluindo a Lua e planetas do nosso Sistema Solar.

"Um robô com pernas precisa ser capaz de detectar o que está acontecendo quando interage com o solo debaixo dele e ajustar rapidamente suas estratégias de locomoção em conformidade", disse Feifei Qian, líder do projeto e professora da Faculdade Viterbi, da Universidade do Sul da Califórnia. "Quando a perna do robô escorrega no gelo ou afunda na neve macia, isso nos inspira a procurar novos princípios e estratégias que possam ampliar os limites do conhecimento humano e possibilitar novas tecnologias. Aprendemos e melhoramos com os fracassos observados", afirmou.

Em breve, o Spirit deve passar por novos treinamentos no Monte Hood e no Parque Nacional White Sands, no Novo México.
 

Fontes
USC Viterbi
Imagens
Projeto LASSIE/USC Viterbi/Divulgação