NASA homenageia Pelé com foto de galáxia com as cores do Brasil
A morte de Pelé, o rei do futebol, repercutiu no mundo todo e até no espaço. Em suas redes sociais, a NASA postou uma foto em homenagem ao ex-jogador. A imagem mostra uma galáxia situada a cerca de 500 milhões de anos-luz da Terra.
Rei do ‘jogo bonito’
"Sentimos o falecimento do lendário Pelé, conhecido por muitos como o rei do ‘jogo bonito’. Esta imagem de uma galáxia espiral na constelação do Escultor mostra as cores do Brasil", diz o texto.
We mark the passing of the legendary Pelé, known to many as the king of the "beautiful game." This image of a spiral galaxy in the constellation Sculptor shows the colors of Brazil. pic.twitter.com/sOYfKdTeAJ
— NASA (@NASA) December 29, 2022
O Escultor é uma constelação do hemisfério celestial sul. Ela foi descrita pela primeira vez entre 1751 e 1752 pelo astrônomo francês Nicolas-Louis de Lacaille, que a batizou como l'Atelier du Sculpteur (estúdio do escultor). De Lacaille observou e catalogou quase 10 mil estrelas do sul durante uma estada de dois anos no Cabo da Boa Esperança, identificando quatorze novas constelações. Todas elas receberam nomes que faziam referência à Era do Iluminismo.
Pelé morreu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos. Considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, ele se tratava de um câncer no cólon desde 2021. Por conta da sua vitoriosa carreira, recebeu do jornal francês L'Equipe o título de "Atleta do Século".