NASA lança plataforma para que internautas ajudem a explorar Marte
A NASA acaba de lançar a AI4Mars, uma ferramenta colaborativa que permite criar um mapa do terreno de Marte. A ideia da Agência Espacial é pedir à humanidade que participe da exploração do planeta vermelho. Seria o prelúdio de uma nova fase de projetos e missões que visam a um objetivo ainda mais ambicioso: chegar até o solo marciano em uma viagem tripulada.
O projeto servirá para alimentar uma grande base de dados sobre o terreno de Marte. As informações irão ajudar o robô Curiosity a trafegar melhor em solo marciano. A partir de fotos do Planeta Vermelho, os participantes poderão catalogar diferentes tipos de terreno.
Os dados serão usados para treinar um algoritmo de inteligência artificial que "traduzirá" automaticamente a paisagem para o Curiosity, possibilitando que ele compreenda melhor o que suas câmeras captam. Esse algoritmo desenvolvido pela NASA foi batizado de SPOC (sigla em inglês para "Propriedade do Solo e Classificação de Objetos"). Quando estiver bem calibrado, o SPOC poderá distinguir tipos diferentes de solo, rochas ou dunas perigosas de areia, enviando imagens para a Terra que facilitarão o planejamento das próximas manobras do Curiosity.
Para participar, basta entrar no site AI4Mars para começar a catalogar rochas, areia, terra e outros terrenos que o robô da NASA deverá visitar quando trafegar por lá. Desse modo, o AI4Mars seria, tecnicamente, o primeiro conjunto de dados de classificação de navegação de código aberto para Marte.
Imagens: Shutterstock.com e NASA