NASA revela uma imagem da Lua e da Terra de um ângulo inédito
A missão Artemis I, que a NASA lançou ao espaço em 16 de novembro, é o primeiro passo para estabelecer presença humana em longo prazo na Lua. A missão chegou a 432.210 quilômetros de distância da Terra, nas palavras da NASA, “mais longe que qualquer outra nave espacial projetada para levar humanos ao espaço profundo e devolvê-los à Terra de maneira segura”. De lá, foi feita uma imagem inédita do nosso planeta e seu satélite natural.
Perspectiva inédita
Durante seu percurso, a nave registrou uma foto da Lua e da Terra de uma perspectiva nunca antes vista. Em primeiro plano, temos a cápsula Orion, e, ao fundo, a Lua parece maior que a Terra, mas ambas são vistas como pontos distantes e parcialmente cobertos pela sombra. Confira abaixo:
Na cápsula Orion, que se localizava no foguete Artemis I, viajam três manequins, um com o traje espacial que os astronautas usarão no futuro, e os dois outros com trajes detectores de radiação. O objetivo da NASA é testar seu funcionamento antes de habilitar a tripulação humana que viajará ao espaço em um futuro próximo.
A nova missão da agência espacial é batizada de Artemis em homenagem à deusa grega da Lua e irmã gêmea de Apolo (divindade que inspirou o nome das primeiras missões ao satélite). Entre seus objetivos, está colocar a primeira mulher e a primeira pessoa de uma etnia que não seja a branca em solo lunar. Se tudo der certo, a NASA planeja enviar uma viagem tripulada com a Artemis II ao redor da Lua em 2024 e uma missão de pouso com a Artemis III em meados de 2025 ou 2026.