Missão Artemis: lançamento da NASA representa nova era da exploração da Lua
Após meses de atraso, a NASA lançou oficialmente na madrugada desta quarta-feira (16/11) a Missão Artemis I. Trata-se do primeiro voo da espaçonave não-tripulada Orion, que decolou do Centro Espacial Kennedy impulsionada pelo Sistema de Lançamento Espacial (SLS), considerado o foguete mais poderoso já enviado para a órbita. Este é um importante teste para a agência antes de voltar a enviar astronautas para a Lua nas missões Artemis II e III.
Manequins a bordo
O lançamento é a primeira etapa de uma missão na qual a cápsula Orion está planejada para viajar ao redor da Lua e retornar à Terra ao longo de 25,5 dias. Apesar de não ser tripulada, a espaçonave foi projetada para levar astronautas a bordo. Nesse teste inicial, ela carrega três manequins que ajudarão a medir fatores como a vibração, a aceleração e a radiação dentro da cápsula.
We are going.
— NASA (@NASA) November 16, 2022
For the first time, the @NASA_SLS rocket and @NASA_Orion fly together. #Artemis I begins a new chapter in human lunar exploration. pic.twitter.com/vmC64Qgft9
“Que visão incrível ver o foguete do Sistema de Lançamento Espacial da NASA e a espaçonave Orion serem lançados juntos pela primeira vez. Este teste de voo sem tripulação levará Orion aos limites dos rigores do espaço profundo, ajudando-nos a preparar a exploração humana na Lua e, finalmente, em Marte”, disse Bill Nelson, administrador da NASA. A Orion viajará mais longe do que qualquer outra espaçonave projetada para humanos, chegando a 450 mil km da Terra e até 64 mil km além do lado oculto da Lua.
A nova missão da agência espacial é batizada de Artemis em homenagem à deusa grega da Lua e irmã gêmea de Apolo (divindade que inspirou o nome das primeiras missões ao satélite). Entre seus objetivos, está colocar a primeira mulher e a primeira pessoa de uma etnia que não seja a branca em solo lunar. Se tudo der certo, a NASA planeja enviar uma viagem tripulada com a Artemis II ao redor da Lua em 2024 e uma missão de pouso com a Artemis III em meados de 2025 ou 2026.