NASA: Sonda Parker faz história ao tocar o Sol pela primeira vez
A NASA anunciou que a Sonda Parker alcançou um marco histórico ao se tornar o primeiro equipamento espacial a tocar o Sol. O dispositivo atravessou a coroa solar e colheu amostras de partículas e campos magnéticos. De acordo com os pesquisadores da agência, trata-se de um salto gigantesco para a ciência.
Momento monumental para a ciência solar
"A Sonda Parker tocando o Sol é um momento monumental para a ciência solar e um marco verdadeiramente notável", disse Thomas Zurbuchen, administrador do Diretório de Missão Científica da NASA em Washington. Segundo ele, o feito não apenas oferece percepções mais profundas sobre a evolução de nosso Sol e seus impactos em nosso sistema solar, como também nos ensina mais sobre as estrelas no resto do universo.
Lançada em 2018 para explorar os mistérios do Sol, a Sonda Parker chegou mais perto dele do que qualquer outro dispositivo. Segundo a NASA, o equipamento atravessou a coroa em abril de 2021, durante sua oitava aproximação com a atmosfera solar. Os cientistas disseram que demorou alguns meses para obter os dados do "toque" e mais alguns meses para confirmá-los.
O estudo confirmando que o dispositivo tocou no Sol foi divulgado no periódico Physical Review Letters e aceito para publicação na revista científica Astrophysical Journal. De acordo com um comunicado da NASA, a sonda entrou e saiu da coroa solar pelo menos três vezes. As próximas incursões da Parker ajudarão os cientistas a entender melhor a origem do vento solar, indicando como ele é aquecido e acelerado para o espaço.