As notícias científicas que mais surpreenderam em 2022
O mundo da ciência causou diversas surpresas em 2022. Confira as notícias sobre o assunto que mais repercutiram no HISTORY:
Surpresa no mar: "estrada de tijolos amarelos" é encontrada a 3 mil metros de profundidade
Membros da expedição oceânica Nautilus ficaram surpresos com algo que encontraram a três mil metros de profundidade no Havaí. Ao explorar a cordilheira submarina Liliʻuokalani, os pesquisadores se depararam com algo que se parecia com a estrada de tijolos amarelos retratada em "O Mágico de Oz". Na verdade, a formação não é fruto de mãos humanas, mas um fenômeno natural resultante de geologia vulcânica antiga.
NASA confirma avistamento de bola de fogo dez vezes mais brilhante que a lua cheia
Após vários moradores dos Estados Unidos terem escutado um estrondo ensurdecedor, cientistas da NASA confirmaram que o barulho foi causado por uma bola de fogo que cruzou o céu de três estados. Quase 30 pessoas do Mississipi, Louisiana e Arkansas relataram o avistamento de um meteoro que chegou a iluminar de maneira extraordinária o céu diurno, aproximadamente às 8 da manhã, hora local, na última quarta-feira de abril.
Engenheiro do Google é afastado por afirmar que uma Inteligência Artificial desenvolveu consciência e sentimentos
Blake Lemoine, engenheiro do Google, foi suspenso pela empresa depois de afirmar publicamente que uma Inteligência Artificial (IA) criada pela companhia teria desenvolvido autoconsciência. De acordo com ele, o sistema de bate-papo robótico (chatbot) passou a expressar sentimentos, assim como os humanos. Mais tarde, o cientista foi desligado de forma definitiva da empresa.
Colisão de objeto interestelar com a Terra é confirmada por militares dos EUA
Militares dos Estados Unidos confirmaram que a Terra foi atingida por um objeto interestelar. Trata-se de um meteorito originado fora do nosso Sistema Solar que caiu na costa de Papua-Nova Guiné em 2014. Esse é o primeiro registro conhecido da queda de uma rocha do tipo no nosso planeta.
Alarme mundial: pela primeira vez, microplásticos são encontrados na neve recém caída na Antártida
Pela primeira vez na história, partículas de plástico foram detectadas na neve fresca da Antártida. A descoberta deixa o mundo em alerta, pois desperta temores de que esse tipo de contaminação tenha se espalhado para as partes mais distantes e intocadas do planeta. Isso significa que nenhum território está a salvo da presença desse material poluente.