Inicio

Nova espécie de dinossauro com chifre é batizada em homenagem ao deus Loki

Fósseis do animal extinto que viveu há 78 milhões de anos foram encontrados em Montana, nos Estados Unidos 
Por History Channel Brasil em 22 de Junho de 2024 às 13:12 HS
Nova espécie de dinossauro com chifre é batizada em homenagem ao deus Loki-0

Fósseis de uma espécie previamente desconhecida de dinossauro herbívoro foram encontrados em Montana, nos Estados Unidos. Batizado de Lokiceratops rangiformis (em referência ao deus nórdico Loki), ele possuía dois enormes chifres em forma de lâmina na parte posterior de sua gola óssea. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista científica PeerJ.

Quinto dinossauro com chifres

Há mais de 78 milhões de anos, o Lokiceratops habitava os pântanos e planícies aluviais na costa leste de Laramidia, continente insular que representa o que hoje é a parte ocidental da América do Norte. O animal é um membro dos ceratopsídeos, um grupo de dinossauros com chifres que evoluiu cerca de 92 milhões de anos atrás, durante o Cretáceo Superior, e se diversificou em várias espécies ornamentadas até o fim da era dos dinossauros.

Fóssil do Lokiceratops rangiformis
Fóssil do Lokiceratops rangiformis (Imagem: Museum of Evolution/Divulgação, via EurekAlert)

A espécie surgiu pelo menos 12 milhões de anos antes de seu famoso primo Triceratops, sendo o maior dinossauro com chifres de sua época. “Esse dinossauro redefine o conceito de ornamentação bizarra em ceratopsídeos, exibindo os maiores chifres de gola já vistos (nesse grupo)”, disse Joseph Sertich, paleontólogo do Instituto Smithsonian de Pesquisa Tropical e da Universidade Estadual do Colorado, e um dos líderes do estudo.

O Lokiceratops rangiformis é o quarto centrosaurino e o quinto dinossauro com chifres identificado a partir de um único conjunto de fósseis na região.  "Anteriormente, os paleontólogos pensavam que no máximo duas espécies de dinossauros com chifres poderiam coexistir no mesmo lugar e tempo. Incrivelmente, identificamos cinco vivendo juntos ao mesmo tempo," disse Mark Loewen, paleontólogo do Museu de História Natural de Utah, professor no Departamento de Geologia e Geofísica da Universidade de Utah e coautor do estudo.

Fontes
Universidade de Utah, via EurekAlert
Imagens
Andrey Atuchin/Museum of Evolution in Maribo, Denmark/Divulgação, via EurekAlert