Incrível: descoberta uma "creche" de dinossauros na Patagônia argentina
Paleontólogos fizeram uma descoberta classificada como "histórica" durante escavações na região da Patagônia, na Argentina. Eles encontraram cerca de cem ossos de titanossauros em uma fase inicial de suas vidas. Os pesquisadores sugerem que o local tenha funcionado como uma "creche" para pequenos dinossauros com idades entre dez meses e um ano.
Fósseis bem preservados
A descoberta aconteceu na área de La Invernada, onde foram encontradas mais de cem fósseis em excelente estado de conservação. "Não é comum encontrar ossos tão pequenos. Tínhamos conseguido encontrar anteriormente um fêmur de cerca de 50 centímetros, o que nos dava o parâmetro de que poderíamos encontrar outros ossos por ali. Então, estamos bastante felizes com isso", disse Carlos Fuentes, secretário de Governo, Turismo e Patrimônio Cultural do município de Rincón de los Sauces.
Os fósseis encontrados no local estão em muito bom estado em sua maioria. “Algo assim nunca foi visto, é histórico”, disse Leonardo Filippi, paleontólogo do Museu Argentino Urquiza do Município de Neuquén, que participou das escavações.
Esses animais herbívoros, conhecidos por seus pescoços longos e cabeças pequenas, podem ter tido um sistema social complexo. Embora seja cedo para tirar conclusões definitivas, Filippi aponta que "estavam convivendo de alguma forma juntos e por alguma razão morreram todos juntos", presumivelmente arrastados perto de um antigo rio.