Nova força da natureza pode ter sido descoberta
Cientistas do Departamento de Energia dos Estados Unidos, que trabalharam no laboratório Fermilab, apresentaram os resultados de um experimento surpreendente. Segundos os pesquisadores, eles podem ter encontrado as primeiras evidências da existência de uma nova força da natureza.
Quinta força da natureza
Para o estudo, foram analisadas partículas subatômicas similares aos elétrons, chamadas múons, que existem por uma fração de segundos. Assim, os cientistas inseriram múons em um acelerador de partículas irradiado por um campo magnético.
As partículas, em vez do esperado, demonstraram um comportamento titubeante a uma velocidade muito superior à esperada. Por isso, a conclusão é de que uma força natural não conhecida pode ter atuado sobre os múons.
Hoje, as forças naturais podem ser resumidas em quatro categorias: gravidade, eletromagnetismo, força forte e força fraca. Apesar de o experimento não apresentar resultados conclusivos, os especialistas sugerem a existência de uma quinta força da natureza.
“Descobrimos que a interação dos múons não está de acordo com o modelo padrão. Isso é muito emocionante, porque possivelmente nos aponta um futuro com novas leis da física, novas partículas e uma nova força, que não tínhamos visto até agora”, afirmou Mark Lancastes, professor da Universidade de Manchester e coautor do estudo.
VER MAIS:
- O incrível caso do homem que botou a cabeça em um acelerador de partículas e sobreviveu
- Novo estudo propõe a existência de um portal para a quinta dimensão
- Nova visão do universo: um físico afirma que o tempo corre em duas direções
Fonte: BBC
Imagens: Shutterstock.com e Reidar Hahn/Fermilab/Reprodução