Inicio

Novo estudo aponta que Marte era um local extremamente gelado no passado

Evidências sugerem que seria difícil que o Planeta Vermelho tivesse condições propícias para a existência de vida
Por History Channel Brasil em 13 de Julho de 2024 às 13:10 HS
Novo estudo aponta que Marte era um local extremamente gelado no passado-0

Um novo estudo revela evidências de que o clima de Marte era congelante em um passado remoto. A descoberta coloca em xeque a teoria de que o Planeta Vermelho já foi quente e úmido, com condições propícias para a existência de vida. A pesquisa, que buscou solos na Terra com materiais comparáveis aos encontrados em uma cratera marciana, foi publicada na revista Communications Earth and Environment.

"Material amorfo"

Desde 2011, o veículo Curiosity, da NASA, investiga a Cratera Gale, em Marte. Segundo os pesquisadores, o solos e rochas dessa região fornecem um registro do clima de Marciano entre 3 e 4 bilhões de anos atrás, um período de água relativamente abundante no planeta. Naquela mesma época, a vida surgiu na Terra. 

Cratera Gale
Cratera Gale (Imagem: NASA/Divulgação)

O Curiosity também fez análises químicas em amostras de solo e rocha, descobrindo uma substância conhecida como "material amorfo" rica em ferro e sílica, mas pobre em alumínio. Os cientistas ainda não compreendem completamente o que é esse material ou o que sua presença implica sobre o ambiente histórico de Marte. Para entender melhor sua natureza, os pesquisadores resolveram procurar lugares na Terra com a presença de materiais similares.

Os autores do estudo visitaram três locais em busca de materiais amorfos semelhantes: Tablelands no Parque Nacional Gros Morne, em Newfoundland (no Canadá), as Montanhas Klamath no norte da Califórnia, e o oeste de Nevada (ambos nos Estados Unidos). Em cada local, a equipe examinou os solos usando análise de difração de raios-X e microscopia eletrônica de transmissão, o que permitiu ver os materiais do solo em um nível mais detalhado.

Segundo os cientistas, as condições subárticas de Newfoundland produziram materiais quimicamente semelhantes aos encontrados na Cratera Gale. Já os solos produzidos em climas mais quentes, como na Califórnia e Nevada, não apresentaram essa semelhança.

"Isso mostra que é necessário haver água para formar esses materiais," disse  Anthony Feldman, pesquisador do Desert Research Institute (DRI) e líder do estudo. "Mas é preciso estar frio, com temperaturas médias anuais próximas ao congelamento, para preservar o material amorfo nos solos", explicou.  Portanto, as condições do Planeta Vermelho provavelmente eram extremamente frias, mesmo bilhões de anos atrás, o que tornaria difícil a existência de vida.

Fontes
Newsweek e DRI
Imagens
istock