Novo estudo indica que a temperatura média do Universo está aumentando

Por History Channel Brasil em 07 de Fevereiro de 2022 às 19:59 HS
Novo estudo indica que a temperatura média do Universo está aumentando-0

Astrônomos costumavam argumentar que o Universo tende a esfriar à medida que continua a se expandir. No entanto, um novo estudo liderado pelo Centro de Cosmologia e Física de Astropartículas da Ohio State University (CCAPP) arfirma que, com o passar do tempo, a temperatura do cosmos aumenta cada vez mais.

A pesquisa foi coordenada pelo cientista Yi-Kuan Chiang. Junto com sua equipe, ele provou que é possível medir com detalhes o progresso constitutivo da estrutura do Universo, “comprovando a temperatura cósmica”. O grupo de cientistas responsável pelo estudo argumenta que o motivo pelo qual o Universo está aumentando sua temperatura é a evolução natural da formação de galáxias e estruturas cósmicas.

Novo estudo indica que a temperatura média do Universo está aumentando - 1

Os pesquisadores usaram um novo método que permitiu estimar a temperatura dos gases mais distantes da Terra no passado e compará-los com gases mais próximos do nosso planeta e do tempo presente. Assim, os pesquisadores confirmaram que o universo está ficando mais quente com o tempo. Segundo eles, a tendência é que esse aquecimento prossiga. “À medida que o universo evolui, a gravidade puxa a matéria escura e o gás do espaço, que colidem com galáxias e aglomerados de galáxias”, disse Chiang. “O arrasto é violento - tão violento que quantidades maiores de gás se chocam e esquentam”, afirmou.

Novo estudo indica que a temperatura média do Universo está aumentando - 2

Chiang esclarece ainda que o aumento de temperatura do Universo não está relacionado com o aquecimento da Terra. “Esses fenômenos estão acontecendo em escalas muito diferentes”, disse ele. “Eles não estão relacionados de forma alguma”, completou.

Fonte: Ohio State News