Os 3 perigos da Inteligência Artificial que mais preocupam Bill Gates
Bill Gates tem sido uma das personalidades mais importantes do mundo a defender publicamente uma visão positiva sobre os avanços da Inteligência Artificial. No entanto, o bilionário confessou que há três riscos em relação à IA que o preocupam.
Ameaças da IA
Em primeiro lugar, Gates apontou que está inquieto com a possibilidade de que a IA seja usada com "más intenções para cometer crimes cibernéticos, bioterrorismo ou guerras entre estados". A esse respeito, Michael Schwarz, economista-chefe da Microsoft, declarou no Fórum Econômico Mundial estar "convencido de que a IA será usada por atores mal-intencionados e causará danos reais".
Além disso, Bill Gates acredita que a “taxa de mudança” rápida que a Inteligência Artificial apresenta atualmente pode ter efeitos significativos no mercado de trabalho. Especialistas na área afirmam que, no médio prazo, a IA pode afetar cerca de 300 milhões de empregos em tempo integral.
Por fim, o que mais preocupa o cidadão comum também inquieta Bill Gates. Muitos especialistas já alertaram sobre os riscos do desenvolvimento de uma Inteligência Artificial que supere a capacidade humana, o que colocaria a humanidade diante de um cenário completamente desconhecido e imprevisível.