Galáxia mais distante semelhante à Via Láctea é descoberta por astrônomos

Chamada de REBELS-25, ela apresenta uma organização surpreendente e desafia as teorias atuais de formação galáctica
Por History Channel Brasil em 09 de Outubro de 2024 às 12:45 HS
Galáxia mais distante semelhante à Via Láctea é descoberta por astrônomos-0

Cientistas identificaram a galáxia mais distante semelhante à Via Láctea já observada. Chamada de REBELS-25, sua imagem reflete a aparência que tinha quando o Big Bang havia acontecido há "apenas" 700 milhões de anos. Ela tem formato de disco e apresenta uma organização surpreendente: de acordo com as teorias atuais, as primeiras galáxias deveriam ser mais caóticas. A descoberta foi feita pelo Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), em colaboração com o Observatório Europeu do Sul (ESO).

Linha do tempo desafiada

As galáxias atuais evoluíram bastante a partir das suas versões mais caóticas e desorganizadas, que os astrônomos frequentemente observam no universo primitivo. "De acordo com nosso entendimento sobre a formação de galáxias, esperamos que a maioria das primeiras galáxias seja pequena e desordenada", comentou Jacqueline Hodge, astrônoma da Universidade de Leiden, na Holanda, e coautora do estudo.

A evolução de galáxias de formas irregulares para estruturas mais suaves, como a Via Láctea, normalmente ocorre de maneira muito lenta, levando bilhões de anos. No entanto, a detecção da REBELS-25 desafia essa linha do tempo, sugerindo que essa galáxia já possuía uma rotação ordenada muito antes do esperado.

O estudo, aceito para publicação no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, revelou que a luz de REBELS-25 foi emitida quando o universo tinha apenas 5% de sua idade atual, o que torna essa galáxia a mais distante com rotação fortemente dominante já descoberta. "Ver uma galáxia com tantas semelhanças à Via Láctea, dominada por rotação, desafia nossa compreensão de quão rápido as galáxias evoluem", explicou Lucie Rowland, doutoranda da Universidade de Leiden e autora principal do estudo.

ESO