O maior vulcão ativo do mundo entrou em erupção (IMAGENS)
Mauna Loa, o maior vulcão ativo do mundo, começou a expelir cinza e detritos pela primeira vez em quase 40 anos. Isso aconteceu após a região em que se encontra, no Havaí, sofrer uma série de intensos terremotos.
Lava no topo do vulcão
Até o momento, as informações sugerem que o magma se deslocou para a superfície, embora os fluxos de lava tenham permanecido contidos na região do topo do vulcão e não representam ainda uma ameaça para as comunidades próximas. No entanto, o panorama pode mudar drasticamente de forma rápida, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O registro de um vídeo noturno evidencia como a lava ilumina a caldeira, movendo-se entre suas paredes como ondas gigantescas em um oceano. O flagrante se soma às fotografias recebidas pelo Observatório de Vulcões do Havaí, que já apontou que o extremo sul da caldeira transbordou.
This short video shows thermal camera footage of the onset of the #MaunaLoa eruption from the volcano's summit. The temperature in degrees C is shown by the colored scale bar on the right. For additional information visit: https://t.co/rfwkMVSJKM #MaunaLoaErupts pic.twitter.com/PhHXbq9nNa
— USGS Volcanoes🌋 (@USGSVolcanoes) November 28, 2022
“Neste momento, estamos observando os índices, buscando averiguar se será uma erupção que se manterá dentro do topo do Mauna ou que se deslocará para baixo por meio de uma das regiões de rachadura, seja para o sudoeste ou nordeste”, diz um comunicado do Serviço Geológico dos Estados Unidos. A erupção mais recente do Mauna Loa aconteceu em 1984, durou 22 dias e produziu fluxos de lava que se estenderam até sete quilômetros da cidade de Hilo, com uma população de 44 mil habitantes.