O maior vulcão do mundo pode entrar em erupção, alertam especialistas
Um estudo liderado por cientistas da Escola de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, avaliou a evolução do comportamento geodésico do Mauna Loa, o maior vulcão do planeta. Situado no Havaí, ele tem uma altitude de 4170 metros e apresenta 5271 quilômetros quadrados de superfície. Na pesquisa, os especialistas alertam para os perigos representados por uma possível erupção do gigante.
Terremoto pode causar erupção
Segundo os resultados do estudo, de 2014 a 2020, o topo do vulcão registrou uma elevação sobre o terreno de 6 centímetros por ano. Os cientistas explicam que esse crescimento se deu pelo movimento do magma por meio de uma falha no lado ocidental do vulcão. O stress que isso gera poderia ser aliviado por um terremoto de magnitude 6 ou superior.
Os pesquisadores alertam que um tremor de terra dessa magnitude poderia desencadear uma grande erupção. Foi isso que aconteceu em 1950 e 1984, quando erupções por foram precedidas por terremotos substanciais. Por isso os pesquisadores enfatizam a importância de um alerta precoce de tremor de terra, já que em 1950 a lava do de Mauna Loa atingiu a costa apenas três horas após o início da erupção.
As autoridades havaianas já preparam um plano de evacuação para o caso de uma erupção do Mauna Loa. A zona de impacto do vulcão inclui praticamente o território inteiro da Ilha Havaí, a maior do arquipélago.
VER MAIS
- Drone registra vídeo impressionante de erupção de vulcão na Islândia
- 5 dos vulcões mais perigosos do mundo que podem entrar em erupção a qualquer momento
- Erupção do Vesúvio: tragédia causou 20 mil mortes em Pompeia e Herculano
Fontes: Science Alert e US News
Imagens: iStock.com e Wikimedia Commons