O momento assustador em que um astronauta flutuou livremente no espaço
Uma fotografia do astronauta Bruce McCandless II registrada em fevereiro de 1984 viralizou recentemente nas redes sociais. A imagem mostra o momento em que ele foi deixado flutuando no espaço sem nenhum tipo de amarra. Mas o que exatamente estava acontecendo na hora do flagrante?
Caminhada espacial
A imagem é considerada um dos registros mais impressionantes da corrida espacial. Ela foi feita quando McCandless teve que deixar o ônibus espacial Challenger, 273 quilômetros acima da superfície da Terra, para realizar um teste de reparo de satélites. “Ele foi mantido vivo apenas com a ajuda de sua Unidade de Manobras Tripuladas", diz o site oficial da NASA, referindo-se à fotografia do astronauta.
McCandless e seu parceiro, Robert Stewart, foram os primeiros astronautas a realizar uma "caminhada espacial sem amarras" durante a missão do ônibus espacial 41-B em 1984. “Foi uma sensação maravilhosa, uma mistura de euforia pessoal e orgulho profissional: eu tinha levado anos para chegar a esse ponto. Várias pessoas estavam céticas de que iria funcionar, e com 300 horas de prática de voo, eu estava supertreinado", disse McCandless certa vez. O astronauta morreu em 2017.
A Unidade de Manobras Tripuladas permitia que o astronauta controlasse sua orientação e movimento disparando jatos de nitrogênio. Esse método também foi usado para ajudar a instalar e recuperar satélites, uma tecnologia que mais tarde foi substituída pela unidade de propulsão de mochila SAFER.