O que causou a tempestade de areia no interior de SP e MG?
Moradores do interior de São Paulo e de Minas Gerais foram surpreendidos por uma tempestade de areia durante o fim de semana. O fenômeno atingiu cidades como Franca, Araçatuba e Barretos. Mas o que provocou essa enorme nuvem de poeira?
Haboob: tempestade de areia
Segundo Estael Sias, do portal MetSul, especializado em meteorologia, a região foi atingida por um fenômeno conhecido como haboob, comum em países da Ásia. Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando uma nuvem de sujeira. Eles geralmente são muito grandes e podem ter milhares de metros de altura e até 160 quilômetros de largura.
Na hora que aconteceu o fenômeno, a região registrou ventos muito fortes que atingiram velocidades entre 60km/h e 90 km/h. Imagens de satélite mostram que se formaram fortes áreas de instabilidade associadas ao calor no interior paulista, formando nuvens grandes capazes de gerar granizo e vento forte. Devido à estiagem, o solo estava muito seco e com grande quantidade de poeira. Com as nuvens carregadas e o vento forte, se formou a tempestade de poeira.
URGENTE
— Kallil Oliveira (@kalliloliveira_) September 26, 2021
Tempestade de areia em Franca, interior de SP.
Tempestades de areia também foram registradas em outras regiões do país pic.twitter.com/ZH1D0m8gCX
"Primeiro, vem a nuvem de temporal e tempestade, que gerou a corrente de vento mais horizontal e bagunçou todos esses detritos. Como faz meses que não chove naquela região, tem muita poeira, o solo e a vegetação estão secos, e as queimadas também contribuíram", disse Estael em entrevista ao Estadão. De acordo com a meteorologista, o fenômeno se dissipa sozinho. "O vento que segue da tempestade vai ajudando a espalhar mais essa areia e ela se dissolve, como o processo do nevoeiro, que é lento mas ajudado pelo próprio vento", explicou.