Os anéis de Saturno estão desaparecendo, dizem astrônomos
O pesquisador James O'Donoghue, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, afirmou que os anéis de Saturno estão desaparecendo. Mas esse processo não deve ser concluído do dia para a noite. O cientista estima que só daqui a 300 milhões de anos eles terão sumido completamente.
"Chuva de anéis"
Segundo O'Donoghue, o lento desaparecimento dos anéis de Saturno é influenciado por um fenômeno conhecido como "chuva de anéis". O processo envolve a entrada de micrometeoritos e radiação solar, que interrompem o movimento das pequenas partículas que estão dentro dos anéis, eletrificando-as. Uma vez eletrificadas, essas partículas se alinham com as linhas do campo magnético de Saturno.
Em seguida, essas partículas eletrificadas chegam muito perto do topo da atmosfera, o que faz com que a gravidade as atraia para as nuvens do planeta. Isso faz com elas se vaporizem. Aos poucos, esse processo irá fazer com que os anéis de Saturno desapareçam completamente.
Os anéis de Saturnos fascinam pesquisadores há séculos. Apesar disso, os astrônomos não sabem exatamente como eles se formaram. Os últimos estudos indicam que eles tenham entre 10 milhões e 100 milhões de anos.