Pesquisadores descobrem parte previamente desconhecida do corpo humano
Por incrível que pareça, a anatomia humana ainda guarda surpresas. No ano passado, cientistas descobriram um novo órgão localizado na cabeça. Agora, outra parte do corpo foi identificada pela primeira vez.
Músculo da mandíbula
Os cientistas da Universidade de Basel, na Suíça, descobriram uma seção previamente desconhecida dos músculos da mandíbula. Eles descreveram essa camada em detalhes pela primeira vez em um estudo publicado no periódico científico Annals of Anatomy. A pesquisa é assinada pela Drª Szilvia Mezey, do Departamento de Biomedicina da universidade, e pelo Professor Jens Christoph Türp, do Centro Universitário de Medicina Dentária da mesma instituição.
O masseter é o mais proeminente dos músculos da mandíbula. Se você colocar os dedos na parte de trás das bochechas e pressionar os dentes um contra o outro, sentirá seu enrijecimento. Os livros de anatomia geralmente descrevem o masseter como possuindo uma parte superficial e outra profunda. Mas os pesquisadores descobriram que existe uma terceira camada, ainda mais profunda.
Os pesquisadores propõem que essa camada receba o nome de Musculus masseter pars coronidea (em outras palavras, a seção coronoide do masseter) porque ela está ligada ao processo muscular (ou “coronoide”) da mandíbula inferior. “Embora seja geralmente presumido que a pesquisa anatômica nos últimos 100 anos cobriu todas as áreas, nossa descoberta é como se os zoólogos descobrissem uma nova espécie de vertebrado”, afirmou Türp.