Pesquisadores encontram fósseis do animal mais pesado de todos os tempos
Há 40 milhões de anos, o Vale de Ica, no Peru, era um mar, e nele habitava o Perucetus colossus, um cetáceo com quase 20 metros de comprimento e cerca de 340 toneladas de peso. Seus fósseis foram encontrados na região, que hoje abriga um deserto. De acordo com os pesquisadores, ele pode ter sido o animal mais pesado de todos os tempos.
Um estudo sobre a descoberta do Perucetus colossus foi publicado na revista científica Nature. A primeira parte encontrada foi uma vértebra fossilizada em um morro perto do oásis de Samaca. O animal pertence à família dos basilosáuridos, os primeiros cetáceos exclusivamente marinhos. Essas criaturas viveram há cerca de 45 milhões de anos.
A study in @Nature reports that the newly discovered Perucetus colossus, an ancient species of whale, is thought to be one of the largest and heaviest animals on record. Estimates of its size and weight, based on a partial skeleton, rival the blue whale. https://t.co/cwvkmXZkwJ pic.twitter.com/OmJt7LsF3b
— Nature Portfolio (@NaturePortfolio) August 2, 2023
O estudo descreve que o Perucetus colossus tem uma massa esquelética que supera a de qualquer mamífero ou criatura marinha conhecida. O animal foi modelado a partir de um esqueleto parcial, que inclui 13 vértebras, quatro costelas e um osso do quadril.
"Embora o esqueleto do Perucetus não esteja completo, estimativas rigorosas com base na medição dos ossos preservados, bem como em comparações com uma extensa base de dados de organismos vivos e fósseis, indicam que a massa esquelética do Perucetus representa o dobro da massa esquelética do maior animal vivo, a baleia-azul", afirmou Giovanni Bianucci, da Universidade de Pisa. "Nenhum cetáceo, vivo ou extinto, tem ossos tão pesados e volumosos", completou.