Por que Mercúrio é tão frio estando tão perto do Sol?
Apesar de ser o planeta mais próximo do Sol, Mercúrio não é o local mais quente do Sistema Solar, como muita gente poderia acreditar. Inclusive, lá faz muito frio, com as temperaturas podendo atingir até -180°C. O que explica esse fenômeno?
Frio intenso
Como o planeta mais próximo do Sol, Mercúrio completa uma órbita em apenas 88 dias terrestres, atingindo uma temperatura máxima durante o dia de 427 °C em suas regiões mais quentes. Mas o planeta gira muito lentamente, então seu lado noturno passa um tempo muito longo no escuro. Durante esses períodos, a temperatura cai drasticamente, fazendo mais frio do que em qualquer local da Terra.
Já Vênus, o planeta mais quente do Sistema Solar, fica cerca de duas vezes mais longe do Sol do que Mercúrio. Ele também gira ainda mais devagar, passando mais de 100 dias terrestres consecutivos banhados pela luz solar e uma quantidade igual de tempo na escuridão. No entanto, quando se mede a temperatura de Vênus, há uma surpresa: seja dia ou noite, ela fica em uma média de 462 °C. Isso acontece porque o planeta possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor, resultando em um efeito estufa similar ao verificado na Terra, embora muito mais intenso
Então, a resposta para o mistério da razão pela qual Mercúrio não é o planeta mais quente também está em sua atmosfera, que é praticamente inexistente. Comparando com a atmosfera da Terra, a de Mercúrio é menor que 0,005%, enquanto a de Vênus é mais de 65 vezes maior. Essa grande diferença se reflete na capacidade dos planetas de reter o calor.