Feito inédito foi alcançado com o desenvolvimento de um ímã resistivo, ferramenta essencial para a ciência dos materiais
Por History Channel Brasil em 01 de Outubro de 2024 às 13:05 HS
Recorde mundial: China cria campo magnético 800 mil vezes mais forte que o da Terra-0

Cientistas na China bateram um novo recorde mundial com a criação de um ímã resistivo que alcançou um campo magnético estável de 42 teslas, valor que supera em mais de 800 mil vezes o campo magnético da Terra. O marco foi estabelecido pelo Laboratório de Campo Magnético Alto do Instituto de Ciências Físicas de Hefei, da Academia Chinesa de Ciências (CHMFL), após quase quatro anos de pesquisas.

Descobertas revolucionárias

Em 2022, o mesmo laboratório já havia desenvolvido o ímã híbrido mais poderoso do mundo, atingindo 45,22 teslas. Segundo os pesquisadores, a nova conquista representa um progresso significativo na tecnologia de ímãs resistivos, que são conhecidos pela flexibilidade no controle de campos magnéticos.

Ímã resistivo
Ímã resistivo (Imagem: Hefei Institutes of Physical Science/Divulgação, via EurekAlert)

Os cientistas e engenheiros responsáveis pelo projeto inovaram na estrutura do ímã e otimizaram seu processo de fabricação, o que permitiu atingir o novo recorde de 42 teslas com uma fonte de energia de 32,3 MW. O recorde anterior, de 41,4 teslas, era mantido pelo Laboratório Nacional de Campo Magnético Alto dos EUA desde 2017.

Existem três tipos de ímãs de campo alto estáveis: resistivos, supercondutores e a combinação dos dois, chamados de ímãs híbridos. Os resistivos foram os primeiros ímãs de campo alto usados por cientistas, com controle flexível e rápido do campo magnético. Até hoje, eles ainda conseguem gerar campos magnéticos muito mais intensos do que os ímãs supercondutores.

Ímãs resistivos continuam a ser ferramentas essenciais para a ciência dos materiais, abrindo caminho para descobertas revolucionárias. Esses ímãs podem ser de grande ajuda no desenvolvimento de materiais eletrônicos, medicamentos, aplicações de supercondutividade de alta temperatura e semicondutores de alto desempenho.

Academia Chinesa de Ciências, via EurekAlert e Meteored