Remédio eficaz para reduzir tumores e metástases em animais será testado em humanos
Um novo remédio contra o câncer foi testado de forma bem-sucedida em animais. O medicamento inovador evitou a proliferação de metástases e reduziu o tamanho de tumores em cobaias. Agora, a eficácia da droga começará a ser avaliada em humanos.
As primeiras pessoas a testarem o medicamento serão 40 pacientes de Barcelona, Nova York e Toronto. O remédio evita a expansão das células tumorais, inibindo as metástases. Além disso, ele ativa o sistema autoimune, fazendo com que os tumores diminuam.
O medicamento, chamado de MSC-1, foi desenvolvido no hospital Vall d'Hebrón, em Barcelona. De acordo com um estudo publicado na revista Nature, ele funciona bloqueando a LIF, uma proteína que ativa a proliferação das células-tronco tumorais. A droga seria eficaz em apenas alguns tipos de câncer que apresentam um alto nível de LIF, como os tumores de pâncreas, ovário, pulmão e próstata (que costumam ser os mais agressivos).
O remédio também induz a infiltração das células T do sistema imunológico nos tumores para atacá-los e eliminá-los. As perspectivas são animadoras, mas ainda são necessárias muitas pesquisas para comprovar sua eficácia em humanos. Joan Seoane, cientista que coordenou o desenvolvimento da droga, disse que ainda faltam muitos anos até que o medicamento possa chegar a todos os pacientes.
Fonte: El País