Risco de tsunami no Brasil é baixo após erupção vulcânica nas Ilhas Canárias
O vulcão Cumbre Vieja, com potencial para causar um tsunami no Brasil, entrou em erupção em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol a oeste da costa do Marrocos. Mas não há motivos para preocupação. Especialistas garantem que o risco de nosso país ser afetado é baixo.
Risco baixo de tsunami
Em primeiro lugar, a erupção do Cumbre Vieja é considerada "modesta". Para que houvesse um tsunami no Brasil, a atividade vulcânica teria de ser excepcional a ponto de derrubar uma parte da Ilha. Isso provocaria um deslizamento gigantesco de terra em direção ao mar, o que poderia resultar na formação de ondas devastadoras.
En este vídeo de la @guardiacivil se aprecia la gran labor que el cuerpo lleva realizando desde la jornada de ayer para rescatar y evacuar a los animales que se encuentran en las zonas afectadas por la erupción del #VolcanLaPalma #volcanCumbreVieja #VolcanCabezaDeVaca pic.twitter.com/jd49SyL48u
— RTVC (@RTVCes) September 20, 2021
Pesquisas anteriores apontaram que a erupção do Cumbre Vieja seria teoricamente capaz de afetar o litoral brasileiro. Mas a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) destacou que, mesmo após o início da atividade vulcânica nas Ilhas Canárias, "o risco para o Brasil segue muito baixo". O órgão destaca ainda que as autoridades não emitiram nenhum alerta de tsunami.
O Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo (19/09). Até esta segunda-feira, a atividade forçou a retirada de cerca de cinco mil pessoas da região, mas a expectativa é que não seja necessário ampliar a evacuação. Não há registro de mortes.
VER MAIS
- O maior vulcão do mundo pode entrar em erupção, alertam especialistas
- Drone registra vídeo impressionante de erupção de vulcão na Islândia
- 5 dos vulcões mais perigosos do mundo que podem entrar em erupção a qualquer momento
Fonte: G1
Imagens: Guarda Civil da Espanha/Divulgação