Robô Curiosity registra paisagens surpreendentes da superfície de Marte
No ano de 2012, a NASA levou a Marte o robô explorador Curiosity. Desde então, o equipamento está percorrendo o solo marciano para cumprir uma de suas missões principais, e a que mais interessa ao público em geral: encontrar evidências de vida, passada ou presente.
Em 2013, o Curiosity descobriu os primeiros indícios de água no planeta vermelho. Agora, em uma de suas vigilâncias mais recentes, o robô entrou na cratera Gale, que presume-se ter sido um lago (hoje seco) com uma montanha em seu centro.
Ali, o Curiosity tirou uma foto da paisagem que está causando espanto por seu aspecto fantasmagórico. Na foto, pode-se ver o vale e algumas montanhas menores ao fundo, ocultas sob um manto de névoa.
No entanto, os especialistas declararam que o que parece névoa é na verdade pó. O Curiosity tirou muitas fotos mais claras, e provavelmente mais importantes, mas menos fascinantes que a primeira.
O robô continuará percorrendo Marte e coletando amostras do solo, e buscando evidências de vida. Recentemente, foi constatado que a concentração de metano na atmosfera de Marte muda conforme as estações.
Fonte: Science Alert
Imagens: Shutterstock.com e NASA