Robô feito de gosma magnética poderá recuperar objetos engolidos por acidente
Cientistas criaram um robô feito de gosma magnética que parece ter saído de um filme de ficção científica. De acordo com os pesquisadores da Universidade Chinesa de Hong Kong, o equipamento é capaz de passar por ambientes estreitos e realizar tarefas como conectar eletrodos ou pegar objetos. No futuro, espera-se que ele possa até mesmo ser usado no corpo humano.
Procedimentos médicos
Segundo o pesquisador Li Zhang, ele e sua equipe misturaram uma série de substâncias para criar a gosma, que pode ser controlada remotamente. O robô é feito de uma mistura de álcool polivinílico, borato de sódio e partículas de ímã de neodímio. Suas partículas magnéticas podem ser manipuladas para que ele seja capaz de se movimentar, girar ou assumir os formatos de "O" e "C" por meio de ímãs externos aplicados a ele.
Os pesquisadores também adicionaram à gosma um composto que reveste as partículas magnéticas, tornando-as não tóxicas para o corpo humano. Eles acreditam que um dia o equipamento poderia ser inserido no sistema digestivo de pacientes para executar procedimentos médicos. A gosma magnética poderia ajudar a encontrar itens que foram engolidos acidentalmente, por exemplo.
No entanto, antes que os cientistas possam usar o robô dentro do corpo de uma pessoa, será preciso encontrar uma maneira de rastreá-lo. "Se você quer controlar algo dentro do corpo para realizar uma tarefa específica, você precisa saber onde (o robô) está e como ele está se comportando", disse Pietro Valdastri, da Universidade de Leeds, à revista New Scientist.