Robôs enfermeiros já são uma realidade nos Estados Unidos
Uma notícia recente sobre os avanços médicos nos Estados Unidos parece saída de uma obra de ficção científica. A novidade não envolve uma nova vacina ou um procedimento revolucionário, mas sim dois "funcionários" incorporados aos quadros de um hospital. O que isso tem de especial? Eles são enfermeiros robôs.
Robôs Moxi
Esses dois enfermeiros peculiares atuam no Centro Médico Elmhurst Memorial, em Chicago. Os robôs (ambos do tipo Moxi, desenvolvidos pela empresa Diligent Robotics) são encarregados de auxiliar profissionais humanos na distribuição de medicamentos e outros suprimentos nas dependências do hospital. Ambos contam com telas digitais e crachás que lhes permitem entrar em áreas exclusivas para funcionários autorizados.
Os robôs executam cerca de 1.800 entregas de medicamentos por mês. De acordo com o centro médico, isso representa uma economia de mais de dois milhões de passos caminhados e 3.100 horas de trabalho para a equipe humana. Mas, até o momento, eles ainda não interagem diretamente com pacientes.
Esta não se trata da única iniciativa do gênero. Em 2021, a empresa Hanson Robotics apresentou "Grace", uma humanoide desenvolvida exclusivamente para atuar no setor da saúde. A enfermeira robótica foi projetada para interagir com idosos e pacientes em isolamento.