Inicio

Segundo maior diamante do mundo é encontrado em Botswana

Pedra preciosa tem 2.492 quilates (o que equivale a quase meio quilo) e poderia valer cerca de R$ 222 milhões
Por History Channel Brasil em 23 de Agosto de 2024 às 10:44 HS
Segundo maior diamante do mundo é encontrado em Botswana-0

O segundo maior diamante do mundo foi encontrado em uma mina chamada Karowe em Botswana. Segundo a companhia mineradora Lucara, responsável pelo achado, a pedra preciosa tem 2.492 quilates (o que equivale a quase meio quilo). A descoberta foi feita usando uma nova tecnologia chamada MDR XRT. 

Processo delicado

Botswana é um dos maiores produtores de diamantes do mundo, responsável por cerca de 20% da produção global. A pedra encontrada agora é a maior já descoberta no país. O título de maior diamante do mundo pertence a uma pedra encontrada em 1905 na África do Sul, com 3.106 quilates (621 gramas).

Segundo maior diamante do mundo

O processo de mineração de diamantes é delicado e pedras grandes acabam sendo quebradas acidentalmente durante sua extração. Segundo um engenheiro da Lucara entrevistado pela revista The New Yorker, a tecnologia MDR XRT funciona "como um scanner de bagagem de aeroporto", detectando as gemas de um modo que evita que sejam esmagadas.

"Estamos extasiados com a recuperação deste extraordinário diamante de 2.492 quilates. Essa descoberta não só demonstra o potencial notável da nossa Mina de Karowe, mas também confirma nosso investimento estratégico na tecnologia XRT", disse William Lamb, presidente e CEO da Lucara. 

A empresa não divulgou detalhes sobre a qualidade da gema ou o valor da pedra. No entanto, o jornal Financial Times relatou que pessoas próximas à Lucara estimaram que a pedra poderia valer mais de US$ 40 milhões (222 milhões de reais). 

Fontes
IFLScience e BBC
Imagens
Lucara Diamond