A surpreendente galinha que bota ovos azuis

A galinha araucana, também chamada mapuche, é uma espécie que, embora possa ser encontrada em muitos galinheiros, nunca deixa de surpreender pelo seu aspecto especial. Uma de suas características mais inusitadas é a capacidade de botar ovos azuis ou esverdeados.
Origem sul-americana
Devido à sua personalidade, a galinha mapuche tem muita afinidade com os seres humanos, o que a levou a ser cada vez mais criada como animal de estimação e não mais para fins comerciais. Acredita-se que esse tipo de ave começou a ser criado nas tribos dos povos originários do Chile e da Argentina, embora tenham sido encontrados registros de sua existência que datam de 1500 a.C.

Acredita-se que os habitantes desses territórios criaram essa raça de galinhas combinando duas raças introduzidas pelos conquistadores. No entanto, a confusão sobre suas origens aumenta graças à análise do DNA mitocondrial, que sugere que essas aves já estavam na América muito antes da chegada dos espanhóis.
Além de sua plumagem bem característica, o destaque da galinha araucana são seus ovos peculiares, que costumam ser azuis ou verde-azulados. Essa tonalidade é produzida graças à presença de um pigmento que é secretado no oviduto, onde se forma a casca do ovo. É um pigmento chamado biliverdina, responsável pela variação da cor azulada que pode ser observada entre diferentes ovos.