Tartaruga extinta há 100 anos reaparece em Galápagos e ganha apelido de “Fernanda”
Uma espécie gigante considerada extinta há mais de um século reapareceu de forma surpreendente nas Ilhas Galápagos, no Equador. Os especialistas acreditavam que a tartaruga-gigante-de-Fernandina (Chelonoidis phantasticus) havia desaparecido devido a erupções vulcânicas que afetaram seu habitat natural em 1909. Mas uma fêmea (apelidada de "Fernanda") foi descoberta sã e salva no local.
Redescoberta da tartaruga gigante
Fernanda foi encontrada em 2019 vivendo na Ilha Fernandina, no arquipélago de Galápagos. Os pesquisadores logo desconfiaram que se tratava de um exemplar de Chelonoidis phantasticus, mas estudos mais aprofundados eram necessários para que isso pudesse ser confirmado. Assim, amostras de sangue da tartaruga foram enviadas para a Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Lá, cientistas compararam o material genético da tartaruga com os genes do único outro exemplar de Chelonoidis phantasticus encontrado na Ilha Fernandina, um macho identificado em 1906. Agora, finalmente eles puderam confirmar que os dois fazem parte da mesma espécie. Portanto, Fernanda é uma autêntica tartaruga-gigante-de-Fernandina.
"A redescoberta dessa espécie perdida pode ter ocorrido bem na hora de salvá-la", afirmou James Gibbs, vice-presidente de Ciência e Conservação da ONG Galapagos Conservancy e especialista em tartarugas da Universidade Estadual de Nova York. “Agora precisamos urgentemente finalizar a busca na ilha para encontrar outras tartarugas", completou.
VER MAIS
- Pássaro considerado extinto há 180 anos reaparece em ilha na Ásia
- Rara abelha "de máscara" considerada extinta há quase 100 anos reaparece na Austrália
- Animal considerado extinto é encontrado na natureza após 50 anos
Fontes: CNN e Live Science
Imagem: Galapagos Conservancy/Divulgação