Teoria quântica retrocausal diz que o futuro poderá influenciar o passado
A linha de pensamento, totalmente não-linear, é capaz de explicar as contradições entre a física mecânica e a quântica.
Vídeo relacionado:
Os cientistas Matthew S. Leifer, da Chapman University, na Califórnia, Estados Unidos, e Matthew F. Pusey, do Instituto Perimeter de Física Teórica, em Ontario, no Canadá, publicaram recentemente uma pesquisa que poderá revolucionar os princípios da física quântica. Eles sugeriram que as medições realizadas em uma partícula são capazes de modificar essa mesma partícula no passado. A teoria, chamada retrocausalidade, seria capaz de explicar algumas das contradições entre a física mecânica e a quântica.
Leifer e Pusey acreditam que o entrelaçamento quântico pode ser explicado através da retrocausalidade. De acordo com os físicos, a transmissão de informação entre as partículas, em um sistema quântico, não atravessaria o espaço, mas, sim, o tempo. Dessa forma, qualquer interferência feita em um objeto implicaria na modificação desse mesmo objeto no passado.
Embora essa teoria não tenha muita importância no mundo das ciências exatas, os pesquisadores afirmam que é necessário “abandonar o realismo ou sair da estrutura padrão” para ser capaz de abordar questões como essa.
Fonte: Tendencias 21
Imagem: Shutterstock