Tiranossauro rex era 70% maior do que se pensava, dizem pesquisadores
Um grupo de cientistas do Museu Canadense da Natureza, em Ottawa, apresentou um novo estudo sobre o Tiranossauro rex, um dos animais pré-históricos mais emblemáticos da história. Segundo os especialistas, o dinossauro pode ter sido muito maior do que se pensava. Suas descobertas foram apresentadas na conferência anual da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados (SVP), em Toronto.
T. rex gigantesco
O maior deles, batizado de "Scotty", pesava mais de 8.800 kg e media 13 m de comprimento. Esse animal viveu há cerca de 66 milhões de anos na região onde fica atualmente o lado oeste da América do Norte. Mas os pesquisadores acreditam que os exemplares maiores desses dinossauros poderiam chegar a pesar 15 toneladas, peso de dois elefantes juntos.
Para recriar as dimensões e características do animal pré-histórico, os pesquisadores levaram em conta o tamanho da população, a esperança média de vida e as diferenças de tamanho entre machos e fêmeas da mesma espécie.
De acordo com as novas estimativas, o maior T. rex seria cerca de 70% maior do que Scotty, disse Jordan Mallon, coautor do estudo, em entrevista ao site Live Science. Mas o paleontólogo também ressaltou que os cálculos são especulativos. Segundo ele, é necessário que um espécime desse calibre seja descoberto para comprovar a teoria.