Identificado o misterioso vulcão que provocou o resfriamento da Terra em 1831
Após quase dois séculos de mistério, cientistas desvendaram a origem de uma colossal erupção vulcânica que, em 1831, alterou o clima global. O evento lançou gases sulfurosos na atmosfera e reduziu a temperatura da Terra em aproximadamente 1°C. Os efeitos do fenômeno foram devastadores, causando perda generalizada de colheitas e grandes períodos de fome.
Vulcão Zavaritskii
O estudo apontou que a erupção do vulcão Zavaritskii, localizado nas Ilhas Curilas, na Rússia, foi o responsável pelo fenômeno. Os especialistas conseguiram determinar sua origem ao analisar registros de núcleos de gelo relacionados ao evento, o que permitiu confirmar que a erupção foi altamente explosiva. Além disso, eles extraíram minúsculos fragmentos de cinzas que se mostraram idênticos às amostras coletadas no Zavaritskii.
"O momento no laboratório em que analisamos juntas as duas cinzas, uma do vulcão e outra do núcleo de gelo, foi um autêntico momento eureka. Eu não podia acreditar que os números fossem idênticos", explicou Will Hutchison, coautor do estudo e pesquisador da Universidade de St Andrews, na Escócia. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.
Além de resolver um enigma histórico, a pesquisa destaca a importância de estudar regiões vulcânicas pouco exploradas, como as Ilhas Curilas. Segundo Hutchison, "existem muitos vulcões como este, o que evidencia como será difícil prever quando ou onde ocorrerá a próxima grande erupção".