Pesquisadores identificam estruturas enigmáticas no interior da Terra
Pesquisadores identificaram estruturas enigmáticas no interior da Terra que contradizem as teorias geológicas convencionais. Utilizando um modelo inovador de alta resolução, os cientistas localizaram o que parecem ser restos de placas tectônicas submersas em áreas inesperadas, como abaixo de oceanos vastos e dentro de continentes. A descoberta é tema de um estudo publicado no periódico Scientific Reports.
Anomalias
O método usado na pesquisa, chamado inversão completa de formas de onda, analisa todos os tipos de ondas sísmicas para criar imagens detalhadas da estrutura interna da Terra. “Aparentemente, tais zonas no manto terrestre são muito mais disseminadas do que se pensava anteriormente”, disse Thomas Schouten, principal autor do estudo e doutorando no Instituto de Geologia do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ), na Suíça.
Um dos locais mais intrigantes está sob o Pacífico Ocidental, onde, de acordo com o conhecimento atual, não deveria haver material oriundo de zonas de subducção (área de convergência de placas tectônicas). "Esse é o nosso dilema. Com o novo modelo de alta resolução, podemos ver essas anomalias por toda parte no manto terrestre. Mas não sabemos exatamente o que elas são ou que material está criando os padrões que descobrimos", explicou Schouten.
Os cientistas acreditam que essas zonas podem ter origens diversas. “Pode ser material antigo rico em sílica, que está lá desde a formação do manto há cerca de 4 bilhões de anos, ou áreas onde rochas ricas em ferro se acumulam como consequência dos movimentos do manto ao longo de bilhões de anos”, especulou Schouten.
Para chegar a uma resposta, mais pesquisas são necessárias. “Precisamos calcular os diferentes parâmetros materiais que poderiam gerar as velocidades observadas das diferentes ondas”, afirmou o pesquisador. Assim, modelos mais detalhados poderão desvendar os mistérios ocultos sob nossos pés e oferecer uma compreensão mais profunda da dinâmica interna do planeta.