Vídeo impressionante mostra as primeiras imagens de Vênus com luz visível
A Parker Solar Probe da NASA conseguiu registrar novas imagens da superfície de Vênus, revelando pela primeira vez seu brilho em luz visível. Assim, pela primeira vez foi possível observar o planeta sem que sua espessa atmosfera bloqueasse a visão.
Planetas gêmeos
Para driblar as nuvens que cercam o planeta, a sonda Parker usou um instrumento chamado Wide-Field Imager, ou WISPR. Essa tecnologia possibilitou a captação de imagens em um espectro visível ao olho humano. "Agora, finalmente, observamos a superfície em comprimentos de onda visíveis pela primeira vez", comemorou Brian Wood, astrofísico e integrante da equipe WISPR, do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos.
"Vênus é o terceiro objeto mais brilhante no céu, mas até recentemente não tínhamos muitas informações sobre como era sua superfície porque nossa visão é bloqueada por uma atmosfera espessa", disse o cientista. Por meio das imagens obtidas pela tecnologia WISPR, foi possível observar o lado noturno de Vênus em luz visível e infravermelha, revelando regiões como continentes, planaltos e planícies. Um halo luminescente de oxigênio na atmosfera também pode ser visto ao redor do planeta.
Essas imagens do planeta, muitas vezes chamado de gêmeo da Terra, podem ajudar os cientistas a aprender mais sobre a geologia da superfície venusiana e quais minerais podem estar presentes lá, além de oferecer pistas sobre a evolução planetária. Dadas as semelhanças entre os planetas, essas informações podem ajudar os cientistas a entender por que Vênus se tornou inóspito enquanto a Terra se transformou em um oásis.