Vulcão de lama pode ter causado impressionante explosão no Mar Cáspio

Uma enorme coluna de fogo surgiu no Mar Cáspio após uma explosão na costa do Azerbaijão. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio, mas a causa pode ter sido um vulcão de lama. A região tem uma abundância dessas estruturas geológicas que expelem lama e gases inflamáveis.
Vulcões de lama mais violentos do mundo
Inicialmente acreditava-se que a explosão poderia ter sido causada por um acidente em uma plataforma de petróleo ou gás. Entretanto, a Socar, companhia petrolífera do país, afirmou que não registrou ocorrências anormais em nenhuma dessas estruturas. Um porta-voz da empresa declarou que um vulcão de lama em chamas foi localizado em uma ilha sem habitantes, a cerca de 30 quilômetros da costa do Azerbaijão.
WATCH: Large explosion reported near oil platform in the Caspian Sea; officials say it may have been caused by a mud volcano pic.twitter.com/eqwNw110bF
— BNO News (@BNONews) July 4, 2021
Segundo o ministro de Emergências do país, o vulcão não é uma ameaça aos moradores nem às plataformas de óleo e gás que existem na região. Segundo os especialistas, vulcões de lama são formados no subsolo por água, minerais e gases, que podem inflamar quando há erupções. Estima-se que haja por volta de mil vulcões de lama no mundo e que 400 deles estejam no Azerbaijão.
"Os vulcões de lama do Azerbaijão são alguns dos maiores e mais violentos do mundo. Há, em média, várias grandes erupções de vulcões de lama a cada ano, e muitas delas podem causar grandes incêndios", afirmou Mark Tingay, geofísico da Universidade de Adelaide.
VER MAIS
- O maior vulcão do mundo pode entrar em erupção, alertam especialistas
- Drone registra vídeo impressionante de erupção de vulcão na Islândia
- A NASA quer controlar um supervulcão que pode acabar com a humanidade
Imagem: Twitter/Reprodução