Abertura de misteriosa cápsula do tempo causa suspense e surpresa nos EUA
Uma misteriosa caixa de chumbo fechada na década de 1820 foi aberta durante uma cerimônia na Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos. A cápsula do tempo havia sido encontrada na base de uma estátua que passou por reformas recentes dentro do complexo militar. A revelação de seu conteúdo começou com suspense e terminou em surpresa.
Decepção e reviravolta
Além de contar com a presença de cadetes e servidores da Academia Militar, a cerimônia de abertura da caixa foi transmitida ao vivo pela internet. Todos estavam ansiosos para descobrir o que havia sido guardado na cápsula do tempo durante 200 anos. Mas, quando a caixa foi finalmente aberta, aparentemente só havia lama e poeira dentro dela.
Depois disso, a cerimônia foi encerrada de forma anticlimática e decepcionante. Mas a história teve uma reviravolta: após análises mais aprofundadas a equipe da Academia Militar finalmente descobriu o que havia dentro da caixa. A cápsula do tempo guardava uma medalha e seis moedas antigas que estavam escondidas sob a lama.
Segundo os pesquisadores, as moedas foram cunhadas em um período que vai de 1795 a 1828 e têm valores que variam entre um centavo e um dólar. Já a medalha celebra a conclusão do Canal Erie, construído em 1825, que ligava o Rio Hudson, em Nova York, aos Grandes Lagos. Os pesquisadores acreditam que a caixa contendo os itens foi colocada na base da estátua quando ela foi concluída, em 1829.