Inicio

Adolescente encontra anel de 1.800 anos decorado com deusa da guerra em Israel

A princípio, o garoto de 13 anos pensou que havia achado uma porca de parafuso, mas logo percebeu que era algo diferente
Por History Channel Brasil em 19 de Julho de 2024 às 16:12 HS
Adolescente encontra anel de 1.800 anos decorado com deusa da guerra em Israel-0

Um adolescente de 13 anos fez uma descoberta arqueológica incrível durante uma caminhada com seu pai. Yair Whitson, encontrou um anel de bronze com cerca de 1.800 anos, gravado com a imagem de Atena, a antiga deusa grega da guerra e da sabedoria. A descoberta ocorreu próximo ao local das "Pedreiras Antigas" ao pé das ruínas de Shalala, no Monte Carmelo, em Israel.

Anel do século II ou III d.C.

De acordo coma Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), Yair, que tem grande interesse por fósseis e rochas, inicialmente pensou que o objeto verde corroído que encontrou era uma porca de parafuso. "Durante a caminhada, notei um pequeno objeto verde e o peguei. Estava corroído, então achei que fosse uma porca de parafuso. Pensei em derretê-lo, mas felizmente percebi que era um anel", afirmou.

Anel retrata a deusa Atena
Anel retrata a deusa Atena

Reconhecendo a importância potencial de sua descoberta, Yair e sua família contataram Nir Distelfeld, inspetor da da Autoridade de Antiguidades de Israel. Pesquisadores confirmaram que a figura no anel provavelmente representa Atena (conhecida como Minerva na mitologia romana). A deusa está retratada nua, usando um capacete e segurando um escudo e uma lança, atributos que simbolizam seus papéis como guerreira e estrategista.

Yair e sua família foram homenageados com um passeio pelo novo Museu Nacional de Arqueologia de Israel, em Jerusalém, onde Yair recebeu um certificado de apreciação por sua cidadania responsável. O anel de bronze, que data do século II ou III d.C., provavelmente era de uma mulher ou menina do período romano. Pesquisadores especulam que a dona do artefato pode ter sido residente da propriedade ou a peça pode ter servido como uma oferenda funerária em um dos túmulos próximos.

Fontes
Ancient Origins
Imagens
Emil Eljam/Antiquities Authority/Divulgação