Inicio

Anel de ouro de 2.300 anos bem preservado é encontrado em Jerusalém

Artefato raro é decorado com uma pedra preciosa vermelha e remete ao período helenístico da cidade sagrada
Por History Channel Brasil em 28 de Maio de 2024 às 16:10 HS
Anel de ouro de 2.300 anos bem preservado é encontrado em Jerusalém-0

Um raro anel de ouro de 2.300 anos foi encontrado durante uma escavação na Cidade de Davi, em Israel. Com diâmetro pequeno, a joia (que remete à época helenística de Jerusalém) provavelmente pertenceu a uma mulher ou uma criança. A peça chama a atenção pelo seu excelente estado de conservação.

Pedra preciosa

O artefato, feito de ouro e com uma pedra preciosa vermelha incrustada, foi descoberto por Tehiya Gangate, membro da equipe de escavação. "Eu estava peneirando terra e de repente vi algo brilhando," disse ela. "Imediatamente gritei, 'Encontrei um anel, encontrei um anel!'", completou.

Segundo os pesquisadores, o anel foi fabricado martelando folhas finas de ouro em uma base de metal, refletindo a moda comum dos períodos persa e helenístico. Os líderes da escavação afirmaram que é possível deduzir pelo tamanho pequeno da peça que ela era adequada para ser usada por uma criança ou no dedo mínimo de uma mulher. 

Joias de ouro eram bem conhecidas no mundo helenístico, desde o reinado de Alexandre, o Grande. Suas conquistas ajudaram a espalhar e transportar bens e produtos de luxo. Os pesquisadores Efrat Bocher e Yuval Gadot, da Universidade de Tel Aviv destacam que o anel se junta a outros ornamentos dessa época encontrados na Cidade de Davi, sugerindo que Jerusalém tinha uma economia próspera e status de elite na época. 

Fontes
Autoridade de Antiguidades de Israel
Imagens
Autoridade de Antiguidades de Israel/Divulgação