Base militar de 1.800 anos do Império Romano é encontrada em Israel
Arqueólogos encontraram as ruínas de uma base militar romana durante escavações em Israel. Estima-se que a estrutura, situada em Megido (cidade também conhecida como Armagedom), tenha funcionado há cerca de 1.800 anos. Segundo os pesquisadores, o local abrigava soldados da Legião Romana, grupo de elite da defesa do Império Romano.
VI Legião
De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel, a base militar, que pertencia à VI Legião, é a única destas dimensões já localizada no país. Yotam Tepper, diretor das escavações, disse que o local comportava cerca de cinco mil soldados e foi utilizado durante 180 anos, de 117 até 300 d.C., aproximadamente. Na escavação foram encontrados cacos de cerâmica, fragmentos de vidro, moedas, partes de armas e grandes quantidades de telhas.
No local, os arqueólogos também descobriram extensos e impressionantes vestígios arquitetônicos da Via Pretória (estrada principal do acampamento), bem como um pódio em forma semicircular e áreas pavimentadas em pedra que faziam parte de um grande e monumental edifício público. “Duas estradas principais se cruzavam no centro do acampamento de 550 m de comprimento e 350 m de largura, e aqui foi erguida sua sede", disse Tepper.
“A contribuição única dos resultados deste projeto de pesquisa reside na raridade de tais descobertas arqueológicas”, afirmou Tepper. "Embora campos militares romanos sejam conhecidos em Israel, eram acampamentos de cerco temporários ou pequenos campos pertencentes a divisões auxiliares. Nenhum se compara a todo o complexo da base legionária, como foi descoberto nas escavações arqueológicas em Legio, próximo ao entroncamento de Megido”, completou