Arte rupestre pode ter relação com pegadas de dinossauros na Paraíba
Um novo estudo publicado no periódico Scientific Reports investigou o sítio arqueológico Serrote do Letreiro, em Sousa, na Paraíba. O local é considerado único no mundo por reunir ao mesmo tempo pegadas de dinossauros e a presença de arte rupestre. Os pesquisadores sugerem que pode até mesmo haver uma ligação entre os dois elementos.
Contexto ritualístico
O local, situado no Vale dos Dinossauros, compreende três grandes afloramentos rochosos que totalizam mais de cinco mil metros quadrados. Segundo os pesquisadores, esse sítio arqueológico é caracterizado por uma "justaposição excepcional" de elementos paleontológicos e arqueológicos. Esses elementos incluem pegadas de vários dinossauros, feitas há cerca de 140 milhões de anos, juntamente com diversos petróglifos (um tipo de entalhe em rocha) feitos por povos indígenas em algum período entre três mil e nove mil anos atrás.
Apesar de haver conhecimento sobre as pegadas e os petróglifos desde a década de 1970, até agora ninguém ainda havia estudado os achados como um todo. Para investigar o local, o arqueólogo Leonardo Troiano, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e seus colegas fizeram um levantamento do sítio do Serrote do Letreiro, além de capturar imagens aéreas do local com drones. A pesquisa resultou na identificação de mais petróglifos e pegadas de dinossauros, revelando também uma relação próxima entre os dois elementos.
"Fomos os primeiros a prestar atenção na relação íntima entre (os petróglifos) e as pegadas", disse Troiano em entrevista à Newsweek. O estudo indica que as pegadas fossilizadas foram encontradas pelos antigos povos nativos da região e se tornaram importantes para eles. O pesquisador acredita que a arte rupestre foi criada em algum contexto ritualístico e que o local foi escolhido para essas cerimônias devido à presença das pegadas. Isso seria evidenciado pelo fato de os nativos terem se dedicado a criar diversos petróglifos ao redor das pegadas.