Inicio

Braceletes viking de prata intocados por mil anos são encontrados na Noruega

Tesouro foi descoberto a apenas 20 centímetros do solo durante a construção de uma estrada em uma fazenda
Por History Channel Brasil em 15 de Setembro de 2024 às 12:42 HS
Braceletes viking de prata intocados por mil anos são encontrados na Noruega-0

Uma equipe de arqueólogos fez uma descoberta surpreendente durante escavações na área de Årdal, na Noruega. Eles se depararam com quatro braceletes de prata da era viking que estavam enterrados a cerca de 20 centímetros do solo. Segundo os pesquisadores, as joias ficaram intocadas por cerca de mil anos. 

Fazenda viking

A descoberta aconteceu durante a construção de uma nova estrada em uma fazenda local, onde arqueólogos foram chamados para verificar possíveis vestígios históricos. "A princípio pensei que se tratava de alguns fios de cobre torcidos que muitas vezes se encontram em terrenos agrícolas, mas quando vi que havia vários um ao lado do outro e que não eram de cobre, mas sim de prata, percebi que havíamos encontrado algo emocionante", disse Ola Tengesdal Lygre, arqueólogo que descobriu as peças.

Radiografia dos braceletes
Radiografias mostram que os braceletes têm formatos e decorações diferentes (Imagem:  Museu Arqueológico da Universidade de Stavanger/Divulgação)

"A escavação mostra que havia uma grande fazenda viking nesta área, com várias casas para pessoas e animais", disse Volker Demuth, líder do projeto. Além das joias, foram encontrados outros objetos, como restos de utensílios de cozinha e ferramentas. Os arqueólogos acreditam que o tesouro estava escondido sob o chão de uma pequena cabana que provavelmente pertencia aos servos da fazenda. 

As evidências sugerem que a fazenda foi destruída por um incêndio em um período de instabilidade no século IX, possivelmente forçando os habitantes a fugirem e esconderem seus bens. Segundo Demuth, "se as pessoas tiveram que fugir de um ataque, seria natural esconder seus bens antes de escaparem".

O tesouro foi levado ao Museu Arqueológico da Universidade de Stavanger para exames detalhados, como análises de solo e raios-x, que podem revelar se os itens estavam envoltos em algum material ao serem enterrados. "Este é um achado incrível que nos dará uma visão única sobre a era viking", afirmou Ole Madsen, diretor do museu.

Fontes
Universidade de Stavanger
Imagens
Volker Demuth/Museu Arqueológico/Universidade de Stavanger/Divulgação