Extraordinário tesouro viking é encontrado na Dinamarca
Um estudante de arqueologia fez uma descoberta impressionante na localidade de Elsted, na Dinamarca. O jovem encontrou um tesouro composto por objetos de prata que remontam à era viking. Segundo os pesquisadores, a origem das peças pode ser traçada desde a Rússia e Ucrânia até as Ilhas Britânicas, reforçando o papel central da região de Aarhus como um ponto de convergência internacional durante o período.
Indicador de riqueza
Gustav Bruunsgaard, de 22 anos, estava explorando uma área ao norte de Aarhus com um detector de metais quando se deparou com uma valiosa pulseira de prata. A surpresa foi ainda maior quando, após retornar ao local alguns dias depois, encontrou outras seis peças semelhantes. A análise por especialistas dinamarqueses e internacionais confirmou que as peças são da época viking.
Naquela época, a prata era o principal indicador de riqueza. As sete pulseiras, que juntas pesam mais de meio quilo, eram utilizadas como uma forma de moeda, seguindo um sistema de peso comum que facilitava as transações e também servia para exibir a prosperidade do proprietário.
Os arqueólogos estimam que essas pulseiras datam do século IX, início da era viking, pouco depois da fundação de Aarhus, então conhecida como Aros. As peças provavelmente foram fabricadas no sul da Escandinávia, possivelmente na Dinamarca, com algumas influências da Rússia, Ucrânia e Ilhas Britânicas.
"O tesouro de Elsted é um achado extremamente interessante da era viking, conectando Aarhus com a Rússia e Ucrânia a leste e as Ilhas Britânicas a oeste. Isso destaca como Aarhus era um importante ponto de ligação no mundo dos vikings", disse Kasper H. Andersen, historiador do Museu Moesgaard. A coleção de prata está atualmente em exibição na instituição.