Cinco tumbas de 4 mil anos incrivelmente decoradas são encontradas no Egito
Arqueólogos encontraram cinco tumbas incrivelmente decoradas na necrópole de Saqqara, no Egito. Os pesquisadores acreditam que elas tenham aproximadamente quatro mil anos. No local também foram encontrados artefatos de cerâmica e estatuetas.
Tumbas de importantes autoridades egípcias
As tumbas ficam localizadas no lado nordeste da pirâmide do faraó Merenré. De acordo com os pesquisadores, elas remontam aos períodos do Império Antigo (2649–2150 a.C.) e do Primeiro Período Intermediário (2150–2030 a.C.). Mostafa Waziri, presidente do Conselho Supremo de Antiguidades, diz que as tumbas abrigavam os restos mortais de importantes autoridades.
اكتشاف ٥ مقابر بجنوب سقارة عمرها حوالى ٤٠٠٠ عام
— Ministry of Tourism and Antiquities (@TourismandAntiq) March 17, 2022
The Discovery of five 4000-year-old tombs south of Saqqara@mostafa_waziri@KhaledElEnany6 pic.twitter.com/MG1kPRmrEQ
Segundo Waziri, uma das tumbas consiste em um poço funerário profundo e uma câmara decorada com cenas de mesas de oferendas, óleos sagrados e uma imagem do palácio. No local, havia um sarcófago de pedra calcária. Acredita-se que outra tumba tenha pertencido à esposa de um homem chamado Yaret, enquanto uma terceira pertencia a Pepi Nefhany, que ocupou cargos de supervisor da grande casa, sacerdote e purificador da casa.
O sítio arqueológico de Saqqara é de extrema importância porque o local serviu como necrópole de Mênfis, capital do antigo Egito. Os egípcios enterraram seus mortos ali durante cerca de três mil anos. Não apenas nobres eram sepultados ali, mas também membros da classe trabalhadora.