Circo romano usado para corridas de bigas é encontrado na Espanha
Arqueólogos anunciaram a descoberta de ruínas de um circo romano em Iruña-Veleia, na Comunidade Autônoma do País Basco, na Espanha. Segundo os pesquisadores a estrutura era usada para corridas de bigas. Na época do império Romano, a cidade era um importante centro de trânsito na estrada romana Ab Asturica Burdigalam, com uma população de cerca de dez mil habitantes.
Corridas de bigas
Em um estudo recente utilizando fotografia aérea e tecnologia de radares LiDAR, os arqueólogos identificaram o circo romano e áreas urbanas anteriormente desconhecidas de Iruña-Veleia. O circo era um grande espaço ao ar livre usado principalmente para corridas de bigas, embora também servisse para outros propósitos. As corridas de bigas eram a forma mais popular de entretenimento público subsidiado pelo Império e parte essencial de vários festivais religiosos.
Ahora sí, podemos decirlo bien alto:
— ARKIKUS (@arkikus) July 16, 2024
¡¡Hemos descubierto un #circoromano!!
Y muchas cosas más...https://t.co/u1CfLAIr5D
Más detalles, mañana miércoles 17 en la rueda de prensa oficial de @araba @arkeoaraba #IruñaVeleia #circo #descubrimiento #historia pic.twitter.com/Go8pdD46ck
Com a queda de Roma, a importância das corridas de bigas diminuiu no Império Romano Ocidental, sendo a última corrida conhecida realizada no Circus Maximus em 549 d.C., organizada pelo rei ostrogótico Totila. Segundo um comunicado da startup de arqueologia ARKIKUS, o circo descoberto agora é um recinto alongado que acomodava até cinco mil espectadores e media 280 metros de comprimento por 72 metros de largura.
Até o momento, apenas um pequeno número de circos romanos foi encontrado na metade norte da Península Ibérica. O estudo também revelou um sistema de ruas romanas, evidências de edifícios com áreas porticadas e uma característica linear que indica a rota da estrada Ab Asturica Burdigalam.