Ruínas de lendário templo de Hércules podem ter sido encontradas na Espanha
Pesquisadores podem ter encontrado as ruínas do mítico templo de Hércules Gaditanus, na Espanha. Em um novo estudo, cientistas do Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico, da Universidade de Sevilha e do Centro Superior de Investigações Científicas revelam que identificaram indícios subaquáticos do santuário. A estrutura ficaria localizada entre as localidades de Sancti Petri e Camposoto, na província de Cádis.
Visita de Júlio César
O templo é considerado uma espécie de "Santo Graal" para os arqueólogos. As origens desse santuário remontam aos fenícios, que originalmente teriam construído a estrutura em honra ao deus Melkart. No período romano, o local passou a homenagear Hércules.
O santuário provavelmente era formado por um conjunto de edifícios onde haveria um edifício principal e um pátio acessado por uma porta ladeada por duas grandes colunas. De acordo com o historiador Silio Itálico (28 d.C. - 103 d.C.), sua fachada exibia os doze trabalhos de Hércules esculpidos em bronze. Segundo a lenda, Júlio César teria visitado o templo e chorado diante do busto de Alexandre, o Grande, por não ter alcançado as mesmas glórias do líder macedônico.
Devido a registros históricos milenares, há séculos os pesquisadores acreditavam que o templo ficaria naquela região, mas ainda não havia provas concretas. Agora, com a ajuda de uma tecnologia conhecida como LIDAR, que possibilita o trabalho de mapeamento a partir do uso de laser aerotransportado, isso mudou. Os dados recolhidos revelaram indícios da presença de possíveis quebra-mares, grandes edifícios e da doca de um porto.
Segundo os pesquisadores, as investigações futuras incluirão levantamentos arqueológicos (terrestres e subaquáticos), estudos documentais e geoarqueológicos específicos e amostragem paleoambiental para verificar se o local é mesmo o lendário templo de Hércules