Compasso que pertenceu a Nicolau Copérnico pode ter sido encontrado na Polônia
Arqueólogos amadores encontraram um raro compasso do século XVI durante escavações rotineiras em um jardim em Frombork, na Polônia. Os pesquisadores sugerem que o artefato pode ter pertencido a Nicolau Copérnico, pioneiro da astronomia, que frequentava aquele local. Esse é apenas o terceiro objeto do tipo encontrado no país.
Teoria heliocêntrica
Há mais de 400 anos, Copérnico fazia muitas de suas observações astronômicas em um jardim em Frombork. Por isso, o grupo de entusiastas da arqueologia decidiu explorar o local em busca de um túnel lendário que supostamente ligava o local de trabalho do astrônomo à catedral da cidade. Usando um radar de penetração no solo, eles encontraram o compasso de cobre.
O Museu Nicolau Copérnico em Frombork informou que o compasso é do tipo "pé-de-galinha", um design utilizado no século XVI para medições precisas em astronomia e cartografia. A peça possui braços conectados por uma dobradiça, terminando em lâminas, e é adornada com uma estrela dentro de um círculo em um dos lados. Embora não haja confirmação de que o artefato tenha pertencido a Copérnico, sua descoberta adiciona uma peça importante ao estudo das práticas científicas renascentistas na região.
Nicolau Copérnico, uma das figuras mais influentes na história da ciência, viveu em Frombork por quase 30 anos. Atuando como cônego em Vármia, ele fez grande parte de suas descobertas astronômicas revolucionárias na cidade, incluindo as observações que levaram ao desenvolvimento da teoria heliocêntrica. Essa teoria, que propôs que o Sol, e não a Terra, estava no centro do Sistema Solar, revolucionou a astronomia e desafiou as visões geocêntricas que prevaleceram por séculos.